Saiba agora como elaborar um balanço patrimonial para sua prestação de serviços
Saber como elaborar um balanço patrimonial pode ser determinante para o sucesso da sua carreira como prestador de serviços
Sabemos muito bem que, para quem atua como prestador de serviços, planejar e elaborar um balanço patrimonial pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada.
Por mais que seja um assunto muito específico, ter uma noção básica sobre o tema pode te ajudar em diversas situações relacionadas ao seu negócio.
Principalmente pelo fato de que um balanço patrimonial se trata de um documento contábil que possui todas as informações relacionadas à situação patrimonial da sua empresa.
Ou seja, por mais que você conte com todo o suporte para tal ação, conhecer o seu próprio balanço patrimonial pode ser determinante para o seu sucesso.
Por este motivo, preparamos um artigo mais que especial justamente para elucidar essa e demais dúvidas sobre o assunto.
Tenha uma boa leitura!
Como elaborar um balanço patrimonial para prestadores de serviços?
Para elaborar um balanço patrimonial eficiente para a sua prestação de serviços, basta seguir alguns passos simples. Confira a seguir:
- Determinar o período de atuação;
- Identificar todos os ativos e passivos;
- Realizar um cálculo do patrimônio líquido;
- Comparar o total de passivos e patrimônio líquido com os ativos.
Abordaremos agora cada um dos passos mencionados anteriormente de forma detalhada para que não reste nenhuma dúvida sobre a elaboração de um balanço patrimonial efetivo.
Determinar o período de atuação
O primeiro passo para realizar um balanço patrimonial efetivo é justamente ter um período fixo para a apuração dos dados.
Após definido, ele deve ser utilizado como métrica para todos os itens analisados, afinal, somente assim os dados apresentarão informações correspondentes à realidade.
Identificar todos os ativos e passivos
A identificação de todos os ativos e passivos deve ocorrer de forma organizada.
O ideal é separar cada item em listas divididas por categorias, pois, assim será mais fácil identificar cada um e realizar uma análise mais detalhada.
Realizar um cálculo do patrimônio líquido
Considere todo o patrimônio líquido existente para realizar o cálculo.
Basta somar tudo o que couber nessa divisão, como por exemplo, as reservas de capital e lucros, ações, entre outros.
Comparar o total de passivos e patrimônio líquido com os ativos
Por fim temos a comparação do total de passivos somados ao patrimônio líquido com os ativos identificados nas listas montadas anteriormente.
Se mantenha focado durante a execução deste item, pois o resultado desse processo será justamente o seu balanço patrimonial.
Conte com o suporte da Contábil Rocha!
Se você precisa elaborar o balanço patrimonial da sua prestação de serviços ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rocha.
Somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços e, por isso, podemos te ajudar nessa e em outras situações contábeis.
Contamos com uma equipe treinada para atender de forma eficaz e personalizada nossos clientes e, proporcionar assim, a melhor gestão de seus negócios.
Portanto, entre em contato conosco por meio das informações disponibilizadas em nosso website. Nele você encontrará uma página destinada para esta finalidade.
Caso prefira, você também pode nos comunicar ao clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito da sua tela.
Elaborar um balanço patrimonial para sua prestação de serviços
This Post Has 0 Comments