Indicadores de desempenho: análise sobre uma visão holística empresarial
Uma empresa que almeja o sucesso deve manter o foco em seu objetivo principal, porém, ao mesmo tempo em que não pode desconsiderar a realidade do que está acontecendo ao seu redor no momento. Entenda melhor sobre esse aspectos.
Muitas empresas que almejam crescer focam os objetivos desejados e acabam esquecendo de analisar o desempenho no caminho. Outro fator é a falta de conhecimento sobre o que analisar e como.
Nesse sentido, utilizar corretamente os indicadores de desempenho — e ter uma visão holística do negócio — é fundamental. Vamos entender melhor o assunto?
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O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são métricas usadas para medir o desempenho das empresas ao longo de um período de tempo.
Esses indicadores medem ações e fornecem feedback sobre os processos internos para ajudar as empresas a aumentar os lucros e impulsionar o desenvolvimento econômico. As empresas frequentemente usam indicadores como guia, orientando procedimentos e decisões.
Os indicadores de desempenho são ótimos para pensar em metas de uma forma holística, mas, antes de partir para isso na prática, vamos entender mais sobre o que significa ter uma visão holística empresarial.
O que é visão holística empresarial?
Uma visão holística refere-se à ideia de que um sistema não pode ser totalmente compreendido pela simples soma de seus elementos, mas sim como um todo.
A abordagem holística considera a empresa, os trabalhadores, os sistemas e as operações como um todo, observando os elementos pessoais dos trabalhadores e a cultura corporativa. Para ter uma compreensão completa de sua empresa, as empresas devem ser avaliadas de todos os ângulos, e não simplesmente como um conjunto de suas partes.
A cultura corporativa enfatiza que a eficiência no desempenho pode melhorar o ambiente corporativo e, assim, melhorar a colaboração dos funcionários, o que resulta na concretização dos objetivos e em lucros.
Indicadores de desempenho e visão holística: como eles se relacionam em uma empresa?
Em toda empresa, é crucial que funcionários e gerentes executem suas tarefas com eficiência. Para que isso seja possível, os funcionários em todos os níveis devem ter uma compreensão abrangente da empresa como um todo a fim de identificar áreas de melhoria e saber como melhorá-las.
Uma organização, portanto, não pode ter uma imagem fragmentada da realidade, pois é importante assimilar vulnerabilidades e perigos internos para buscar oportunidades de crescimento sustentado.
Por exemplo, ao solicitar um orçamento publicitário maior, a administração deve estar convencida de onde os recursos serão utilizados, como e por quê. Os indicadores de desempenho medem os dados e confirmam a eficiência das atividades, eliminando para sempre suposições e ‘adivinhações’.
Os processos de uma empresa podem ser ainda melhor identificados tendo uma visão holística, e as ações necessárias para alcançar os objetivos da organização podem então ser determinadas. Com uma visão holística, as empresas podem desenvolver um planejamento estratégico de longo prazo sob uma perspectiva de todos os níveis da empresa e ações de curto prazo projetadas para atingir objetivos futuros.
Portanto, assim é possível monitorar, medir e direcionar as medidas necessárias visando atingir os objetivos por meio de indicadores de desempenho equilibrados e com uma visão holística empresarial.
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