Fique em dia com o fisco, emita sua nota fiscal eletrônica corretamente!
Saiba o que é e como emitir a nota fiscal eletrônica da sua empresa!
Por um lado a nota fiscal eletrônica veio para facilitar o dia a dia dos gestores e possibilitar mais praticidade no cumprimento dessa obrigação, mas por outro ela ainda traz muitas dúvidas, principalmente quanto à sua emissão.
Diante de tal cenário, elaboramos o presente artigo justamente para ajudar você a entender mais sobre esse documento e facilitar o cumprimento das obrigações em sua empresa.
Então fique com a gente até o fim do nosso artigo e facilite o atendimento das obrigações legais por parte da sua empresa!
O que é a nota fiscal eletrônica?
A nota fiscal consiste em um documento utilizado para acompanhar a movimentação de mercadorias e também identificar a prestação de serviços.
O Fisco utiliza esse documento para acompanhar a apuração de impostos de uma determinada empresa, sendo que quase a totalidade dos empreendimentos tem o dever de emiti-la.
Até pouco tempo esse documento existia exclusivamente em papel, sendo necessário seguir todo um trâmite, inclusive junto à gráfica responsável pela impressão de formulários e talões.
Todavia, com o Projeto SPED, houve a substituição do documento físico pelo digital, sendo que a nota fiscal eletrônica consiste em um documento .xml contendo as informações relativas à movimentação ou prestação de serviços.
Sendo assim, imprime-se apenas as informações presentes no arquivo, como, por exemplo, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, no caso de comercialização de produtos.
Nesse sentido, é importante trazer que a estrutura da nota fiscal eletrônica e formalidades que devem ser seguidas por prestadores de serviços e empresas que atuam com revenda de mercadorias são diferentes.
Os primeiros precisam obter autorização junto à prefeitura, já que um dos principais impostos que precisam ser pagos é o ISS.
Já a autorização para a emissão da segunda, precisa ser obtida junto à Secretaria Fazendária do estado no qual a empresa está sediada, órgão responsável por acompanhar a apuração do ICMS.
Sugestão de leitura:
- Regime de caixa X regime de competência: diferenças e benefícios
- Enquadramento tributário: como escolher a opção mais econômica?
- BPO Financeiro: entenda como funciona e por que contar com ele em sua empresa
Quais as principais dificuldades que gestores têm quando se trata de emiti-la?
Nesse sentido, a nota fiscal eletrônica é um documento que existe o preenchimento de várias informações, principalmente relacionadas aos tributos e classificações dos produtos.
Em tal cenário, um dos principais problemas que profissionais que atuam na emissão é saber quais as informações mais apropriadas para preenchimento do documento fiscal, principalmente tratando-se de produtos novos, ainda sem cadastro, no caso de comercialização de mercadorias, e de valores relacionados à retenção, tratando-se de notas fiscais de prestação de serviços.
O que fazer para emitir a nota fiscal eletrônica em sua empresa?
Nesse sentido, o ideal é que você esteja em dia com o fisco, tanto no que se refere a seguir os trâmites para emitir as notas fiscais em seu empreendimento quanto para que ela seja emitida da forma correta, o ideal é ter apoio especializado.
Com a ajuda adequada, fica muito mais fácil estar em dia com suas obrigações, clique no link abaixo e conheça quem pode ajudar você nessa tarefa:
Contabilidade em São Paulo – SP
Contábil Rocha: a gente se preocupa em facilitar o seu dia a dia!
Como a gente pôde observar, a emissão de notas fiscais é importante para que sua empresa esteja em dia junto ao fisco, todavia é normal existirem dúvidas quanto ao preenchimento ou mesmo trâmites para que sua empresa esteja autorizada e emiti-las em sua empresa.
Nesse contexto, contar com apoio especializado é uma estratégia que vai ajudar você a estar em dia com o fisco com mais facilidade, e nós, da Contábil Rocha, vamos ajudar você nessa tarefa.
Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com a nossa ajuda!
Preciso de auxílio para estar em dia junto ao fisco
This Post Has 0 Comments