Conciliação Bancária, saiba sua importância e 4 dicas para realizá-la na sua empresa
Entenda como a Conciliação Bancária pode auxiliar sua empresa na hora de organizar as finanças
A Conciliação Bancária costuma ser vista como uma tarefa administrativa pesada e lenta, com pouco valor comercial.
No entanto, trata-se, na verdade, de uma ferramenta de gestão e monitoramento que pode fornecer informações importantes sobre a empresa.
Por isso, criamos este artigo para compartilhar com você vantagens dessa ferramenta para o seu negócio.
O que é Conciliação Bancária
Conciliação Bancária é o processo pelo qual o saldo da conta bancária nos livros contábeis de uma entidade é conciliado com o saldo informado pela instituição financeira no extrato bancário mais recente.
A Conciliação Bancária é um processo de gestão financeira que compara as receitas e despesas apresentadas no extrato da conta com os controles internos da empresa.
Como você pode ver, ela é muito importante para o sucesso do negócio — tanto pelo fato de não haver problemas com a renda quanto por não perder dinheiro. E, para aproveitar ao máximo a conciliação com o banco, nada supera os especialistas.
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Qual a importância da Conciliação Bancária?
Toda empresa deve adotar o hábito de fazer Conciliação Bancária com frequência, sempre com muita atenção, bem como é preciso focar sempre a análise dos resultados. Este processo é necessário para evitar erros e fraudes.
Não faça alterações apenas para corresponder ao resultado. Faça uma análise minuciosa, encontre os documentos originais para saber se foi pactuada uma isenção, análise de juros, multas e descontos. Verifique se os pontos publicados são realmente implementados.
O banco pode fazer débitos injustificados e depósitos não detectados que não podem ser conciliados antes que o erro seja detectado.
4 dicas para fazer a Conciliação Bancária
Agora que você já sabe a importância de realizar a Conciliação Bancária na sua empresa, vamos passar 4 dicas para você conseguir fazer isso.
1. Reconhecer todas as entradas e saídas
A sua elaboração deve ser baseada no reconhecimento de todas as entradas e saídas, observando cada particularidade.
2. Garantir as informações na data correta
Os lançamentos de entrada e saída deverão ser informados na data correta, como também para a conta bancária envolvida na movimentação.
Lançar cada informação corretamente reduz consideravelmente as divergências dos dados.
3. Bater os valores de saldo inicial e final
Verificar se os valores de saldo inicial e saldo final do extrato bancário estão de acordo com o relatório interno de controle da conta bancária.
4. Verifique todos os erros
Se encontrar divergência entre o extrato bancário e o relatório interno, sempre verificar onde está o erro.
A partir do momento que você realiza ajustes sem analisar o que houve, passa a contribuir para que os erros aconteçam novamente.
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