Saiba por que o CNES cadastro deve ser feito em sua clínica médica
Entenda o que é o CNES cadastro e como ele deve ser feito em sua clínica médica e evite problemas, junto ao Estado, os quais possam comprometer suas atividades
Estar em dia com o CNES cadastro é essencial para que você evite problemas junto ao fisco.
Contudo, essa nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar.
Sabendo disso e buscando ajudar você nessa tarefa, preparamos o presente artigo.
Nele, vamos bater um papo sobre esse cadastro, buscaremos compreender o que é necessário para uma empresa estar em dia com ele e por que contar com auxílio quanto a esse contexto é uma decisão inteligente.
Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso material, faça uma boa leitura e simplifique a gestão da sua clínica médica!
O que é o CNES cadastro?
CNES é a sigla para “Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde”.
Nele, devem constar informações específicas sobre o seu estabelecimento, como, por exemplo:
- CNPJ;
- Razão Social;
- Endereço;
- Número de funcionários;
- Número e tipos de leitos;
- Infraestrutura do empreendimento;
- Equipamentos;
- Tamanho do estabelecimento;
- Como é formada a equipe presente no estabelecimento;
- Tipos de atendimentos realizados;
- Leitos voltados para atendimento particular e SUS etc.
É a partir do CNES cadastro que o gestor municipal consegue saber sobre os serviços de saúde disponíveis para a população.
Nesse sentido, ele permite saber se a rede de saúde dá suporte à atender a população da região.
Ele é utilizado pelo Ministério da Saúde para se entender sobre a distribuição de consultórios, clínicas e hospitais existentes no Brasil.
O CNES cadastro foi criado por meio da Portaria 511, de 29 de dezembro de 2000, com o objetivo de se realizar um banco de dados com abrangência nacional.
E, já que estamos falando de gestão de empresas de saúde, leia os artigos abaixo e facilite a administração do seu empreendimento:
- Gerenciamento de clínica e prontuário eletrônico registros: Veja como fazer, dicas para segurança e eficaz
- Controle de documentos em clínica médica
- Controle de pacientes: como adotar essa estratégia
Quais as principais dificuldades ligadas a esse tema?
Tratando-se do CNES, um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores está relacionado a entender quais os documentos e informações necessárias para realizá-lo.
Outro ponto está relacionado ao local onde deve ser feito o CNES da empresa, quais os procedimentos burocráticos seguir para que a clínica ou hospital possa se regularizar.
Por que você precisa estar regular com o CNES cadastro?
É essencial que sua clínica esteja em dia com ele, do contrário estará exposta a multas, corre sérios riscos de ser fechada, já que ela estará sendo considerado irregular.
Dessa forma, ao não estar em dia com o seu CNES cadastro, você passa a ter uma preocupação a mais em seu dia a dia.
Além disso, uma empresa em total conformidade junto ao Estado passa a seus clientes mais segurança e credibilidade.
Tratando-se de um negócio da área de saúde isso se torna ainda mais importante, tendo em vista a característica do empreendimento.
Lembrando que qualquer pessoa poderá denunciar o seu empreendimento, caso ele não esteja regular.
O que fazer para se registrar da maneira adequada?
Tratando-se do CNES cadastro, é necessário que você, inicialmente, entre em contato com a Secretaria de Saúde Municipal, ela irá informar, de maneira específica quais os procedimentos que devem ser realizados e documentos que devem ser apresentados para que você obtenha o seu cadastro.
O vídeo abaixo ajudará você a entender melhor sobre o tema:
Por que é importante ter apoio de especialistas para realizar o seu CNES cadastro?
Outra opção relevante, a qual vai ajudar você a atender da forma correta essa obrigatoriedade, é contar com o apoio de quem entende.
Por meio de ajuda especializada, você cumpre todas especificações da maneira correta e de forma facilitada, já que o cumprimento da parte burocrática será realizado com a ajuda de terceiros, os quais conhecem o que é necessário para que o seu empreendimento esteja devidamente regular em relação ao Estado.
Clique no link abaixo e saiba quem poderá ajudar você nesse assunto:
Contábil Rocha: suporte especializado para simplificar o seu dia a dia
A gente pôde perceber, em nosso artigo, o que é o CNAS cadastro e por que ele é importante para uma empresa da área da saúde.
Também pudemos identificar como a ajuda de especialistas para realizar a sua inscrição contribui para que você simplifique o atendimento a essa exigência e cumpra a legislação de maneira integral.
Nós, da Contábil Rocha, somos uma contabilidade que entende de clínicas médicas e vamos ajudar você a estar em dia com o Estado de uma maneira mais fácil.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos profissionais e veja por que a nossa parceria levará benefícios ao seu negócio.
Preciso de ajuda para uma gestão mais simples da minha clínica médica!
This Post Has 0 Comments