5 dicas de sucesso para evitar cair na malha fina
Saiba como evitar a malha fina tomando os cuidados necessários para fazer uma declaração do IR sem erros.
Cair na malha fina costuma ser o grande pesadelo de muitos contribuintes do Imposto de Renda. Afinal, ninguém quer sofrer as penalidades do leão da Receita Federal, não é mesmo?
Mas o que isso significa exatamente? Trata-se da retenção da declaração do Imposto de Renda por conta de erros, de adulterações ou de omissões nos dados declarados.
Os problemas para quem cai na malha fina são vários, como o não recebimento da restituição, o pagamento de multas com base no imposto devido e o bloqueio do CPF.
Por conta disso, para te ajudar a se preparar para a declaração devida do Imposto de Renda e para evitar que você caia na malha fina, preparamos algumas dicas de cuidados que você deve ter a fim de não cair nas garras do leão.
Acompanhe!
Como evitar cair na malha fina? Conheça os cuidados necessários!
-
Cuidado com os erros de digitação
Essa pode parecer uma dica boba, mas, acredite, ela é muito importante. Afinal, um simples erro de digitação, como o acréscimo ou a supressão de um zero, por exemplo, vai apontar divergências de informações, fazendo com que você possa cair na malha fina.
Diante disso, fique atento e revise as informações mais de duas vezes, se for possível.
-
Atente-se aos dependentes
Imagine a seguinte situação: um casal se divorciou e, na hora da declaração, ambos acabaram declarando o filho como dependente. Em um primeiro momento, até pode parecer a atitude correta, mas não é, e isso também pode levar à malha fina.
Outra situação comum é os filhos declararem os pais idosos como dependentes, o que também pode gerar problemas.
Ou seja, não é permitido que um mesmo dependente conste em mais de uma declaração!
Além disso, é importante tomar cuidado para não omitir a renda dos seus dependentes.
-
Organize todas as documentações, os comprovantes e os recibos antecipadamente
Essa é uma dica muito importante para que você diminua as chances de esquecer de informar algum dado importante.
Lembre-se: você precisa declarar todos os rendimentos tributáveis, todos os bens e os direitos, as dívidas, os ônus, as pensões alimentícias (quando houver), entre outros.
-
Cuidado ao declarar os gastos relacionados à saúde
Esse é outro ponto que acaba levando muitos contribuintes a caírem na malha fina. É preciso saber o que realmente é considerado, pela Receita, como gasto com saúde. Os principais são:
- Convênios médicos;
- Exames médicos e consultas médicas de qualquer especialidade;
- Aparelhos, próteses ortopédicas e dentárias, entre outros;
- Internação, cirurgia e UTI.
Já os principais gastos e as despesas que você não pode declarar são:
- Plano de saúde pago pela empresa onde você trabalha;
- Óculos, lentes de contato, aparelhos de surdez, entre outros;
- Remédios e medicamentos comprados em farmácia. Lembrando que, aqui, temos uma exceção para os medicamentos utilizados e incluídos na conta de uma internação hospitalar.
Sendo assim, fique atento e não declare o que não deve!
-
Conte com o auxílio de um profissional contábil
Nada melhor do que contar com quem é especialista no assunto para fazer a sua declaração, não é mesmo? Assim, você evita todos os erros citados acima e muitos outros, o que vai fazer com que você fique longe da malha fina e com que não sofra com as penalidades do leão.
Conte com a experiência e excelência da Contábil Rocha!
Nós, da Contábil Rocha, atuamos no mercado desde 1979, sempre prezando a ética, a transparência e a excelência no atendimento e no serviço prestados aos nossos clientes.
Temos vasta experiência nos assuntos contábeis, fiscais e tributários. Sendo assim, você terá a segurança e a tranquilidade de que a sua declaração será entregue de forma correta, evitando dores de cabeça e todos os problemas de cair na malha fina.
Mas, para que possamos te ajudar, você precisa entrar em contato conosco. Então clique aqui e escolha a melhor opção de contato para você.
Aguardamos o seu contato!
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A DECLARAÇÃO DO IR CORRETAMENTE!