Controle de documentos em clínica médica: Aprenda como fazer um gerenciamento adequado.
Levando em consideração a quantidade e a importância de documentos que circulam na área da saúde, ter um gerenciamento efetivo e adequado desses documentos é mais que essencial. Por isso, é necessário adotar práticas de controle de documentos efetivas e seguras tanto para clínica quanto para o paciente. Veja agora como manter esse controle de documentos eficiente em sua clínica médica.
Ter uma gestão de documento na área da saúde é fundamental para manter o controle dos documentos com efetividade, essa tarefa não é umas das mais simples mas deve ser executada, pois além de facilitar o trabalho na hora de entrar em utilizar dados necessários, diminuindo o tempo gasto na procura, ainda é necessário levar em conta que o controle de documentos deve considerar a segurança de dados.
É necessário saber como gerenciar corretamente documentos importantíssimos, como, prontuários médicos, fichas de fornecedores, notas fiscais e uma infinidade de documentos necessários para uma clínica médica.
Visando essa importância com a documentação em clínicas médicas, trazemos uma explicação para quem busca melhor gerir os documentos.
Existe sim uma maneira correta de guardar esses documentos, levando em conta que esses documentos disponham de dados importantes sobre pacientes e clínicas, que auxiliam na tomada de decisão correta.
Para ter uma visão de como gerenciar os documentos em clínica médica, acompanhe o artigo e veja como é possível melhorar esse controle.
Ter controle sobre documentos não é o único ponto de gestão importante para sua clínica, veja os materiais abaixo e saiba como ter maior sucesso na gestão de estabelecimentos da área da saúde.
- Controle de pacientes: como adotar essa estratégia
- A contratação de profissionais qualificados é decisiva na área de clínica médica
- Administrar uma clínica médica: confira dicas de como fazer isso do jeito certo
Como fazer a gestão de documentos em clínicas?
- Utilize um local específico para guardar os documentos
Sejam para documentos físicos ou digitais, o ideal é manter os documentos organizados em um local específico, como por exemplo, em uma única sala e estante reservada para a documentação, ou no caso de documentos digitais, em uma pasta reservada para a documentação.
- Utilize pastas e subpastas
Para ter uma facilidade de acesso a informações específicas e necessárias, é necessário saber em qual local se encontram os documentos da área específica.
Como por exemplo, históricos médicos, exames, ou até mesmo, informações administrativa e financeira, etc.
- Utilize padrão na nomeação das pastas e arquivos
Manter um padrão no nome do documento é fundamental para não ficar procurando um documento sem saber qual o nome colocou.
Por isso utilize locais e pastas de armazenamento específicas com um padrão de nomeação e registro que facilite a identificação do mesmo na hora da procura.
E para documentos digitais é necessário se atentar a …
- Fazer backup dos documentos;
- Faça o compartilhamento na nuvem;
- Utilize softwares para controle e gerenciamento.
Qual a vantagem de ter uma gestão de documentos em clínica?
Além de estar resguardando a segurança das pessoas que utilizam os serviços médicos na clínica, com o controle adequado dessa documentação é possível otimizar tempo, garantir uma maior organização nos espaços de trabalho, sejam físicos ou virtuais.
O apoio especializado é fundamental para sua clínica médica.
Você sabia que ter o respaldo de uma contabilidade especializada pode te ajudar em todos os processos de gestão da sua clínica? O contador não é o profissional responsável apenas pela parte fiscal de uma empresa, ele possui conhecimentos necessários e estratégicos para te ajudar a desenvolver e gerenciar o seu consultório, conheça a contabilidade ideal para a sua clínica agora mesmo…
A Contábil Rocha é a melhor opção contábil para a sua clinica medica
Além de ter um serviço contábil especializado para clínica médica, aqui na Contábil Rocha você também encontra serviço de terceirização do setor financeiro.
Com a terceirização do financeiro, nos, Dá Contábil Rocha realiza todos os processos de gestão dos setores que envolvem o financeiro da empresa, além de ter ferramentas de gestão específicas para o desenvolvimento e organização efetiva dos seus documentos.
Conte conosco e potencialize a gestão da sua clínica médica.
FAÇA O CONTROLE EFETIVO DE DOCUMENTOS EM SUA CLÍNICA MÉDICA
This Post Has 0 Comments