Veja como os demonstrativos financeiros podem fazer a diferença nos resultados de sua empresa
Neste artigo, você verá como os demonstrativos financeiros podem ser importantes para que seus negócios tenham bons resultados.
Se você deseja que sua empresa tenha uma ótima saúde financeira, é necessário entender os detalhes de como elaborar um demonstrativo financeiro efetivo para o seu empreendimento.
Entretanto, as várias responsabilidades de realizar a gestão da empresa como: controlar o estoque e as despesas, ficar atento ao recolhimento de tributos, elaborar estratégias para melhorar o atendimento, entre outras, tornam a rotina mais dificultosa, e com isso, muitos acabam deixando de lado os demonstrativos financeiros.
Por isso, este artigo pretende ajudar na compreensão da importância de elaborar um demonstrativo financeiro, bem como apontar quais deles a sua empresa não pode deixar de manter em dia.
Vamos conferir?
Leia também:
- Escrituração contábil: organize as finanças da sua empresa
- Gestão De Cobranças: Como Fazer?
- Gestão de fluxo de caixa: qual a sua finalidade e como fazer?
O que é um demonstrativo financeiro?
Um demonstrativo financeiro consiste em um relatório contábil onde consta a situação financeira de uma empresa em um determinado momento. Por isso, esse documento é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio.
Com base nessas informações, é possível ter um maior controle financeiro e apurar os tributos devidamente, além disso, o demonstrativo financeiro possibilita a administração do negócio de forma mais eficiente.
Vale ressaltar que os dados encontrados nessas demonstrações também podem ser usados para fazer planejamentos futuros, além de contribuírem para atrair investimento para o seu negócio.
Qual a importância dos demonstrativos financeiros para a sua empresa?
Agora que você já sabe o que é um demonstrativo financeiro e qual a sua função, listamos abaixo, mais alguns pontos importantes que ele pode fazer pelos seus negócios. Confira:
- Tomar decisões certeiras para os seus negócios;
- Cortar gastos;
- Trocar de fornecedores quando necessário;
- Otimizar a compra de insumos;
- Realizar investimentos com retornos positivos;
- Contratar ou dispensar funcionários da equipe quando for necessário etc.
Quais os principais demonstrativos financeiros que a sua empresa precisa manter em dia?
Existem vários tipos de balanço financeiro que podem ajudar na gestão de sua empresa, dentre eles, podemos citar:
- Balanço Patrimonial: é um relatório que apresenta questões de ordem contábil, econômica e financeira do negócio, considerando todos os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
- DRE – Demonstrativo de Resultado de Exercício: consiste em um relatório de caráter obrigatório para empresas estabelecidas em sociedades por ações. Ele deve ser apresentado todos os anos, onde informações como os resultados líquidos, os lucros e os prejuízos obtidos em um determinado período devem ser informados.
- Fluxo de Caixa: O demonstrativo do fluxo de caixa possibilita o acompanhamento das movimentações financeiras realizadas na empresa. Com isso, se a análise for realizada periodicamente, será possível identificar as principais fontes de receitas e de despesas da empresa, além de prevenir prejuízos.
Conte com o apoio especializado da Contábil Rocha para elaborar um demonstrativo financeiro ideal para a sua empresa!
Nós, da Contábil Rocha somos uma empresa especializada em serviços contábeis e podemos te ajudar a elaborar um demonstrativo financeiro para sua empresa.
Além disso, você pode contar com nossos serviços de BPO financeiro e contabilidade geral. Tudo isso para que você alcance resultados melhores no mercado.
Entre em contato conosco!
Clique aqui para falar conosco
This Post Has 0 Comments