Saiba como realizar o encerramento de empresa da forma correta e evite problemas futuros
Saiba a importância de ter total assertividade no encerramento da sua empresa
Quando você decidiu abrir a sua empresa, certamente estava movido por sentimentos de paixão pelo negócio, por motivação e pelos aspectos relacionados ao desafio de empreender em um país tão múltiplo e diverso como o Brasil.
E, de fato, você aceitou encarar os desafios e seguiu em frente com os seus projetos, mesmo com os percalços no caminho e com as dificuldades inerentes a todo e a qualquer gestor.
Porém, chega um certo momento em que o pensamento muda ou, simplesmente, situações inusitadas acontecem, como é o caso da pandemia de covid-19, que causou sérios danos não apenas na saúde pública, mas também em todo o contexto econômico do país e do mundo.
Com isso, muitas vezes a saída é optar pelo encerramento da empresa.
Entretanto, da mesma forma que existem trâmites que envolvem a abertura e a legalização, o encerramento de empresa também precisa ser feito de forma legal, até mesmo para que não existam problemas futuros, advindos de uma empresa que você nem faz mais parte.
Portanto, para saber como fazer o encerramento de empresa do jeito certo, siga conosco até o fim deste artigo.
Como fazer o encerramento de empresa?
Bom, acreditamos que o primeiro passo antes mesmo de realizar o encerramento de empresa é ter a mais absoluta certeza do que está fazendo.
Ou seja, é entender a real dimensão e os impactos da decisão que está prestes a ser tomada, afinal você pode estar em uma situação complicada agora, querendo manter a empresa de pé, mas não encontrou soluções capazes de virar esse jogo.
Por outro lado, você pode estar decidido de que essa é – realmente – a solução e que nada fará com que você volte atrás.
Nesse caso, podemos te auxiliar mostrando o passo a passo para fazer o encerramento da empresa.
Veja:
- Havendo sócios, faça o distrato social;
- Emita o certificado de regularidade do FGTS;
- Dê baixa na prefeitura e no estado;
- Protocole o pedido de arquivamento na Junta Comercial da sua região;
- Dê baixa no CNPJ;
- Sendo MEI, dê baixa também no registro.
O apoio contábil é fundamental
Talvez, um dos maiores problemas do seu negócio no ramo de prestação de serviços foi, justamente, a falta de um suporte contábil especializado.
Inclusive, é o contador que irá te auxiliar em todos os trâmites de encerramento, pois conhece as leis, as normas e as diretrizes necessárias para que nenhuma ponta fique solta no fim desse ciclo.
Por outro lado, o empreendedorismo não termina por aqui e você pode muito bem iniciar um novo negócio com o apoio adequado.
Conte com a expertise da Contábil Rocha!
Nós, da Contábil Rocha, somos uma contabilidade especializada no encerramento de empresas do ramo da prestação de serviços e podemos te auxiliar em tudo o que é necessário para o fim desse ciclo.
Conosco, todas as decisões são pautadas em aspectos técnicos, especialmente para que você não tenha nenhum tipo de preocupação futura.
E caso você venha a encarar novos desafios, estaremos ao seu lado para o que for necessário.
Basta entrar em contato conosco agora mesmo!
Encerrar minha empresa da forma correta e evitar problemas futuros