Saiba agora quais são as obrigações fiscais da sua clínica médica e atue em conformidade
Entenda os benefícios de cumprir com as obrigações fiscais da sua clínica médica
As clínicas médicas são essenciais para a sociedade e isso ficou ainda mais evidente por conta de todo o cenário da pandemia, em que os hospitais ficaram lotados e as clínicas puderam oferecer todo o suporte nas mais diversas especialidades médicas.
O fato é que você se preparou para atuar profissionalmente e, também, para exercer o papel de gestor. Nesse sentido, você propôs um consultório com serviços específicos e vem proporcionando a mais alta excelência no atendimento aos seus pacientes.
Em outras palavras, amigo gestor, temos certeza de que está tudo indo bem quando o assunto está relacionado à atividade-fim do seu negócio.
Mas, por outro lado, existem aspectos mais burocráticos que também precisam da sua total atenção, justamente para preservar a sua conformidade com as leis vigentes e manter a sua clínica longe de erros ou inconsistências.
Hoje, iremos falar especificamente das obrigações fiscais de clínicas, que estão presentes na sua empresa e você precisa conhecer com uma maior profundidade, exatamente a fim de garantir que tudo esteja sempre impecável em seus bastidores.
Por isso, muita atenção aos próximos tópicos e tenha uma excelente leitura!
Entenda as obrigações fiscais de clínica médica
Bom, em primeiro lugar, como o seu consultório necessita de um alvará de funcionamento, obrigatoriamente você precisa ter toda a documentação sempre em mãos, com fácil acesso, caso exista algum tipo de fiscalização.
Os documentos são:
- Alvará de funcionamento;
- CPF ou CEI (sendo pessoa física);
- Alvará da Vigilância Sanitária;
- Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNE).
Isso comprova que você está regular e garante a continuidade das atividades rotineiras da sua clínica sem problemas.
Agora, quanto às obrigações fiscais, a gente pode classificar em obrigações acessórias e o pagamento de impostos, que é a via mais tradicional.
E diante das obrigações fiscais de clínicas, quais seriam as acessórias?
Segue a lista:
- Escrituração fiscal, contábil e de notas como tomador de serviços;
- Devido pagamento de impostos;
- DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- SPED Fiscal;
- Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIAS);
- Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).
Tenha o auxílio de um profissional contábil
Sabemos que assuntos como as obrigações fiscais de clínicas médicas costumam ser complexos e interferem diretamente na sua rotina, que já é bastante atribulada.
Por isso, ter um bom contador ao seu lado torna-se fundamental para garantir que as suas demandas contábeis sejam gerenciadas com excelência.
Então, por que não buscar esse suporte e garantir a sua tranquilidade?
Certamente, será uma decisão que irá otimizar e muito a gestão da sua clínica.
Conte com a Contábil Rocha!
Ter um escritório contábil dedicado a cuidar das inúmeras demandas da sua clínica médica é imprescindível, desde que tudo esteja nas mãos de quem entende – realmente – do assunto.
Com isso você não precisa se preocupar, pois nós, da Contábil Rocha, somos especialistas em contabilidade para clínicas médicas e temos os melhores profissionais do mercado, sempre prontos para te auxiliar com tudo o que for necessário.
Então, se você realmente deseja ficar em dia com as obrigações fiscais de sua clínica e ter um escritório apto a cuidar das suas demandas contábeis, não hesite em nos contatar!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA
This Post Has 0 Comments