skip to Main Content

Regime Caixa – Entenda o que é melhor para sua empresa

Compartilhe nas redes!

Hoje vamos falar do Regime Caixa e das vantagens que este oferece para as empresas que costumam trabalhar com venda a prazo. Se você faz parte da parcela de empresários que sofre com a falta de verba para pagar impostos sobre uma receita que você ainda não recebeu, temos uma solução para o seu negócio!
Sabia que é possível contabilizar suas despesas e receitas apenas quando entram no seu caixa e não no momento que são realizadas as vendas ou prestações de serviço?
A vantagem deste regime é maior para empresas que trabalham com vendas a prazo e prestações de serviços, assim o pagamento dos impostos incidentes só será realizado após o seu cliente efetuar o pagamento.

Regime Caixa para Compras parceladas

Neste caso o imposto será cobrado do fornecedor sobre cada parcela que for paga pelo cliente e não mais em cima da emissão da nota fiscal, ou seja, o imposto será pago no total de parcelas que o seu cliente realizará o pagamento da compra, o numero de parcelas que você repassou seu produto.

Regime Caixa para prestadoras de serviços

O tributo Incide sobre as prestadoras de serviço quase que da mesma forma que para as vendas parceladas, quando for efetuado o pagamento pelo serviço solicitado. Após o serviço ser realizado, a nota fiscal emitida e o prestador receber pelos seus serviços, o imposto será cobrado.

Será que sua empresa pode optar por este Regime?

As empresas que podem se enquadrar neste regime são Micro e Pequenas empresas, e empresas que aderem ao Lucro Presumido e o Simples Nacional. O Regime Caixa uma vez que só serão incididos os impostos sobre os valores no caixa da empresa, representa um menor comprometimento da renda empresarial. Sendo assim um maior capital de giro.

Entenda Porquê o Regime Caixa Sem Um Bom Fluxo de Caixa Não é Uma Boa Ideia

O registro meticuloso das operações financeiras da empresa e de tudo que entra ou sai do caixa, principalmente o que se recebeu e o que ainda esta por receber é extremamente importante para o funcionamento do Regime Caixa. Um fluxo de caixa bem organizado é a garantia que sua empresa não pagará os impostos mais de uma vez ou deixará de paga-los.
Esta movimentação deve ser registrada em um formulário da Receita Federal.
Optar por este regime permite que a empresa evite o pagamento de impostos sobre quantias ainda não recebidas. Outra vantagem é que neste regime evita-se o pagamento de impostos para quantias não recebidas, em caso de cheques sem fundo ou calotes, o empresário recorra até o ano subsequente, ainda que seja necessário efetuar o pagamento do imposto a primeiro momento.

Deseja estabelecer o Regime Caixa na sua empresa?
Converse conosco podemos te ajudar!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de Vendas

Gestão de vendas: como realizar?

Veja 5 dicas de gestão de vendas que irão alavancar o seu negócio Apresentamos, neste artigo, algumas ações cruciais para potencializar a sua empresa É

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top

Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados nos dá Contábil Rocha, disponibilizamos o contato com nosso DPO (Data Protection Officer):

Manuel Mello
E-mail: adm@contabilrocha.com.br
Telefone: (11) 4339-0111

Atenção, este contato deve ser exclusivo para questões relacionadas à proteção de dados pessoais previstos na LGPD.