Ícone do site Contabilidade em São Paulo | Contábil Rocha

Regime de caixa X regime de competência: diferenças e benefícios

regime de caixa

Saiba a diferença e as vantagens dos regimes de caixa e de competência

Você conhece o que são os regimes de caixa e de competência?

Como anda sua empresa?

Fazer uma análise criteriosa de dados contábeis importantes é uma tarefa que exige muita prática e diversos conhecimentos.

Com a economia que vivemos, mais do que nunca é preciso traduzir números em decisões. Por esse motivo é preciso que você entenda as principais diferenças entre o regime de caixa e o regime de competência.

Esse conhecimento te dará informações vitais sobre:

Quais são as principais diferenças entre o regime de caixa e o regime de competência?

Para entender melhor como sua empresa pode ter maiores vantagens competitivas, é preciso justamente conhecer essa distinção. 

Regime de competência e antecipação de lançamentos

Para a legislação brasileira e para fins contábeis, o regime de competência é quem serve para os princípios contábeis. Isso quer dizer que qualquer empresa, seja ela do tamanho que for, pode fazer uso dessa modalidade; já para as instituições financeiras, as médias e grandes empresas, essa modalidade passa a ser obrigatória para os registros contábeis. 

O regime de competência pode ser entendido como a apropriação das movimentações no momento em que elas surgem oficialmente, como, por exemplo, quando você compra uma mercadoria e a nota fiscal é emitida.

No regime de competência, o reconhecimento do débito levará em consideração a emissão da nota fiscal.

Benefícios do regime de competência 

Regime de caixa: referências e benefícios

Esse tipo de regime considera as negociações no momento em que as transações financeiras ocorrem. Indicado para microempreendedores e pequenas empresas.

Esse costuma ser o tipo de regime menos utilizado pelos empreendedores, pois permite que a situação financeira da empresa seja avaliada, já que está associada ao fluxo de caixa. 

Quando apenas a movimentação financeira está sendo observada, é fácil saber que é esse o tipo de regime que a empresa está adotando. Trata-se, portanto, de uma conta lógica, já que se permite a visualização precisa do que há naquele momento.

Benefícios do regime de caixa

Funcionamento do regime de competência 

Citaremos um exemplo, digamos que foi feita uma compra de mercadoria a prazo. Se a compra tiver ocorrido no mês de janeiro, sendo o pagamento feito em fevereiro, a despesa deve constar nos registros de janeiro, mesmo que o pagamento só tenha sido realizado no mês posterior. Assim sendo, por ocasião do pagamento, deduz-se o valor pago de contas a pagar e reduz-se o valor do caixa.

Funcionamento do regime de caixa

O regime de caixa tem maior finalidade gerencial, principalmente no acompanhamento das finanças. A tributação do dinheiro será feita quando a parcela do cliente for paga e não no momento da emissão da nota fiscal.  Favorecendo empresas que trabalham com vendas a prazo ou com prestação de serviços, pois o imposto pode ser pago, só depois que o dinheiro do cliente for recebido. 

Todavia requer que o empreendimento tenha um controle financeiro apurado.

No link abaixo você saberá quem pode ajudar você nesse assunto:

Contabilidade em São Paulo – SP

Contábil Rocha: suporte especializado para o seu empreendimento ir além

Compreender mais sobre os regimes da contabilidade de sua empresa é essencial para fazer os acertos tributários e entender como o sistema funciona de verdade.

Portanto, nada melhor do que conduzir o negócio com o apoio de um bom contador, fazendo com que haja organização das finanças para, assim, alcançar os objetivos com maior solidez e confiança. 

Precisando de ajuda com a contabilidade do seu negócio? Então, entre em contato conosco, da Contábil Rocha, temos a expertise para ajudar você a ter uma gestão eficiente do seu negócio!

Preciso de ajuda para lidar com a tributação do meu empreendimento

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile